Um condomínio de casas de luxo para ser construído derrubou muitas árvores, aterrou o mangue, mas promete qualidade de vida. O outdoor de lançamento divulga os benefícios de uma vida sustentável. A publicidade afirma que o mundo perfeito existe.
Em cada canto estão sendo erguidos prédios bem altos, todos num mesmo padrão. Tentam arranhar o céu. Ainda bem que o céu continua inacessível.
Os imóveis são enaltecidos por ofertarem duas vagas de garagem, salão de festa, boa localização ou pela quantidade de quartos. No chão de cada edifício, muito cimento e nenhuma planta.
Muitas árvores também estão sendo derrubadas por conta das folhas que caem no chão. Querem que eu acredite que as árvores são culpadas pela sujeira no mundo!
O sistema de transporte no Brasil faz muitas décadas privilegia a modalidade rodoviária e sempre foi ineficiente. Atualmente, a quantidade de carros circulando nas ruas desafia qualquer lógica.
Fico muito tempo parada num trânsito engarrafado. Nas telas digitais leio as queixas do trânsito ruim e do excesso de calor.
No supermercado, as prateleiras são cuidadosamente bem arrumadas. As frutas e folhagens são tão bonitas, nem aparentam a quantidade de agrotóxicos.
O peixe morto tem um olho quase vivo.
Em diversas lojas, vendedores me ofertam sacos plásticos como se fosse uma premiação pela compra. Numa loja, comprei uma blusa, a embalagem era enorme, bem maior que a blusa. Estranharam a minha insistência em não levar a bolsa, eu queria apenas a blusa.
Já tive vontade de ter engenhosidade para fabricar uma máquina de lavar roupas com mecanismos que possibilitem o reuso da água. Mas eu não tenho vocação para este tipo de invenção. A lógica geral da fabricação de equipamentos eletrodomésticos deveria ser a economia de água e de energia elétrica. Quase sempre lamento a água desperdiçada, lamento também a estupidez da sociedade de consumo.
Uma amiga comentou que eu preciso comprar um novo smartphone, ela explicou que não fica bem para a minha imagem, usar um aparelho lançado há mais de um ano. São cobranças de um tal marketing pessoal. Talvez faça parte do pacote de qualidade de vida.
Mas, o que é mesmo sustentabilidade?